Pular para o conteúdo principal

Aplicativo brasileiro usa reconhecimento facial para encontrar gatos e cães perdidos

do BOL, em São Paulo
  • Divulgação/CrowdPet
    Aplicativo permite associar pessoas a seus cães e gatos de estimação
    Aplicativo permite associar pessoas a seus cães e gatos de estimação
Perder seu animal de estimação é uma experiência pela qual ninguém quer passar. Pensando em ajudar nas buscas por um bichinho desaparecido, um grupo de pesquisadores de Campinas desenvolveu um app que usa técnicas de reconhecimento facial para facilitar o reencontro entre animais e tutores.
Batizado de CrowdPet, o aplicativo de celular associa diferentes fotos dos animais a um humano, montando um banco de dados com informações visuais do bicho. Técnicas usadas em outros aplicativos para identificar pessoas - por exemplo o formato do rosto, a proporção entre diferentes estruturas faciais, etc - são aplicadas nas fotos do bicho.
Ao notar o desaparecimento do animal, o tutor pode marcá-lo para que o sistema cruze as informações visuais com outros animais fotografados em abrigos e por outros usuários.
Com o desenvolvimento financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o app deve ser testado a partir de agosto, cadastrando animais em um condomínio e no centro de zoonoses de Vinhedo (SP). Criado para celulares com sistema Android, os desenvolvedores esperam lançar também uma versão para iPhone.

Comentários