Pular para o conteúdo principal

Artigo: Cidades em DISCUSSÃO

Cidade de Fortaleza CE
Rádio Vaticana

Jales (RV) - O Papa Francisco, preocupado com OS Aspectos humanísticos e Espirituais Que norteiam OS Processos de urbanização, se reuniu com OS Prefeitos das Grandes Metrópoles do Mundo parágrafo hum momento de Diálogo e Reflexão. Um Encontro de Partilha parágrafo sublinhar o alto grau de Responsabilidade QUANDO SE PENSA Cada Cidade, a Definição de Prioridades, sepulturas OS prejuízos em Razão da Corrupção, fazer Excesso de burocracia e, Acima de Tudo, fazer treatment dedicado AOS Mais Pobres e sofredores.
Especialistas OS EM urbanismo e Urbanizações revelam complexidades, Urgências e apontam Saídas. Desafiam OS Gestores e governantes a apresentarem respostas efetivas, ante uma série de sepulturas Problemas that comprometem a cultura e desrespeitam a Dignidade da pessoa humana, O Que inclui um lamentável indiferença em Relação AOS Que estao sem terra, sem casas, sem Saúde e Educação. E Oportuno focalizar uma Abordagem do Papa Francisco, na Carta encíclica Louvado Sejas - Sobre o cuidado da Casa Comum, Quando Trata da crise do antropocentrismo moderno e SUAS consequencias. Trata-se de significativa Contribuição that vai Além das Dimensões Técnicas.
O antropocentrismo moderno colocou um Razão Técnica Acima da Realidade. Condicionou o Ser Humano a considerar a Natureza APENAS Como Espaço e Matéria. ISSO o lev um Trata-la sem Medir O Que PODE suceder Como consequencia. Clara Perda fazer SENTIDO humanístico e espiritual sem Tratamento Adequado do Meio Ambiente, Que É dom da Criação Para O Bem de Todos. Esse descompasso Explica o Quadro abominável de devastação ambiental, com Exploração ilimitada Que Ameaça a Própria Dignidade da pessoa humana. Uma Dignidade desrespeitada POR posturas tolerantes com o Desperdício, encurralada Pela mesquinhez da Ganância, desconsiderada Pela indiferença Que preside o Coração de Quem Perdeu a Sensibilidade, particularmente Diante da Miseria e da Exclusão.
Esse Quadro se agrava com a ineficiência de governantes Que NÃO conseguem Levar Adiante, com um bis Qualidade requeridas Velocidade, Os Processos de atendimento das Necessidades da População. Tambem São Expressão Desse Quadro desalentador OS desencontros de atitudes, falas e Escolhas de Prioridades, de Líderes Que ocupam Lugares IMPORTANTES nsa Contextos Político, religioso, educacional e cultural. O desafio Primeiro parágrafo tornar como Cidades Sustentáveis ​​verdadeiramente - NÃO APENAS embelezadas, mas justas com OS Cidadãos, especialmente com Os Mais Pobres - comeca com um indispensável Consciência Que o Ser Humano DEVE ter Sobre si e Sobre o lugar Onde vive.
Há hum inadequado Entendimento Sobre o SENTIDO de Humanidade e de Presença no planeta. A consequencia E Terrível não treatment da Realidade, precipitando-a num Verdadeiro caos. Torna-se indispensável, Ao lado da Técnica e das analyses pertinentes, Uma espiritualidade that POSSIBILITE alcançar profunda Compreensão Sobre o Ser Humano EO Meio Ambiente. O Papa Francisco Adverte Que nsa Tempos Modernos verificou-se Notável Excesso de Perspectivas antropocêntricas. Com ISSO, enfraqueceram-se o EO SENTIDO Respeito fazer that esta no Âmbito do bem Comum, eA importancia dos Laços Sociais. É Preciso Superar ESSA Perda, pois como Cidades Sustentáveis ​​incluem o Compromisso com hum Desenvolvimento Humano e Social Mais Fecundo e Saudável. ISSO Significa Repensar a Relação do Ser Humano COM O Mundo de para Qualificar, Por Lições preciosas, OS Vínculos Entre como PESSOAS, configurando Uma cidadania Capaz De Encontrar respostas para sepulturas Problemas, Como uma Violência, um Exclusão e Os Esquemas destrutivos da Corrupção.
Os governantes e Os Cidadãos estao convocados a buscar Políticas that PODEM dar hum Rosto novo e Sustentável Cada uma Cidade, Mudanças PROMOVER nenhum contexto local, sem Perder de vista o global. Cada pessoa desen se dedicar Às MUITAS Situações that demandam respostas para se alcançar o Bem Comum - NÃO Simplesmente o atendimento de Interesses ideológicos e Políticos, com privilegios Pará Alguns detrimento eles, especialmente, dos Fracos e dos Pobres. O Papa Francisco fórmula hum interessante Princípio, that PODE trazer uma possibilidade de hum Passo novo na superação de marasmos e de gargalos Que Fazem das Cidades hum Verdadeiro caos.
O Santo Padre Diz Que uma Estrutura Política e Institucional NÃO EXISTE Apenas para Evitar malversações, mas incentivar parágrafo como Práticas boas, Estimular a criatividade que busca Novos Caminhos, como facilitar Iniciativas Pessoais e Coletivas. O segredo E Contar com Líderes Que contribuam na Condução Desses Processos e Que promovam uma Ampla Participação, ajudando a Construir OS PROPRIOS Cenários de Cidades Sustentáveis. Percebe-se that há hum Longo Caminho a percorrer. É Preciso Mudar uma cultura e como mentalidades. Um Processo that Exige Reflexões eA Contribuição de todos Sobre o lugar Onde se vive. 
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte
(Da Rádio Vaticano)

Comentários